Onde estão os Mortos de acordo com a Bíblia




Saber o que acontece após a morte é um mistério para todos os seres humanos. Cada crença tenta explicar este assunto, sendo que nem a ciência moderna tem a resposta exata para esta questão.

Na cultura judaica e no Antigo Testamento, acreditavam que quando uma pessoa morria, seu corpo voltava ao pó da terra e o espírito de vida subia para o Criador.


“O pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7).

“Todavia, o homem não permanece em sua ostentação; é, antes, como os animais, que perecem” (Salmos 49:12).

“O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento é, antes, como os animais, que perecem” (Salmos 49:20).

No Antigo Testamento, parece não haver possibilidade de vida após a morte em um novo estado de vida. Eclesiastes é paradigma desta impostação, na qual depois da morte não há recompensa (cf. Ecl 9,5), os que morrem não tem mais sentimentos, amor ou ódio (cf. Ecl 9,6), nem uso da razão, reflexão, sabedoria ou memória (cf. Ecl 9,6), também não há desenvolvimento, acréscimos ou quaisquer atividades (cf. Ecl 9,10). Consequente a essa noção “mais vale um cachorro vivo, que um leão morto” (Ecl 9,5). 

O que acontece após a morte preocupa praticamente todas as religiões que já surgiram no mundo desde os mais remotos tempos do aparecimento do homem sobre a Terra. Como exemplo podemos citar:

Escritores gregos clássicos viam a morte como um sono. Homero, em sua obra A Ilídia, chama o sono de “irmão da morte” – diziam que os mortos iam para as “Ilhas dos Bem-Aventurados”, onde ficavam aguardando o julgamento por três representantes do mundo subterrâneo. Se o morto tivesse sido bom durante sua vida, e os juízes estabelecessem sua retidão, ele podia entrar nos Campos Elíseos (um tipo de paraíso), um lugar ocupado pelos heróis e pelos homens virtuosos, segundo a mitologia Greco-latina. Ali os mortos estariam em uma Terra de música e luz, de ar doce e agradável. As almas boas viveriam ali para sempre.

No Cristianismo, alguns teólogos acreditam que o homem possui alma e quando morrem o corpo decompõe, o espírito de vida volta para Deus e a alma vai para o paraíso ou para o inferno. No Antigo Testamento, existe texto que expõe a ideia que o  Paraíso e Hades ficavam numa mesma região. E eram separados por um abismo intransponível (Lc 16.19-31). Ao morrer, o Senhor Jesus desceu em espírito a essa região e transportou de lá os salvos para o terceiro Céu (cf. Mt 16.18, Lc 23.43, Ef 4.8,9; 2 Co 12.1-4). 
Quanto aos ímpios, permanecem no Hades (uma espécie de antessala do Inferno), o qual não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos para a alma (Lc 16.23). Conquanto, em algumas passagens da Bíblia, o vocábulo grego “hades” tenha sido traduzido para “inferno”, o Hades e o Inferno final não são o mesmo lugar. O Inferno final é chamado de Lago de Fogo (Ap 20.14,15 [gr. “limnem ton puros”]); de “fogo eterno” (Mt 25.41 [gr. “pur to aiõnion”]); de “tormento eterno” (Mt 25.46 [gr. “kolasin aiõnion”]); e de Geena (Mt 5.22; 10.28; Lc12.5).

Outra crença da parte do Cristianismo, defendido pelos Adventistas e Testemunhas de Jeová é que os homens não tem alma e sim espirito de vida e quando morrem ficam em uma sono eterno, se a pessoa for salva por Jesus Cristo no final dos tempos irá ressuscitar e ganhar a vida eterna, já os impios serão ressuscitados apenas para o Juízo Final e depois lançados no lago de fogo a segunda morte.

Segundo a crença adventista a Bíblia apresenta uma visão integrada do ser humano, de modo que, para existir vida, os três elementos (corpo, alma e espírito) precisam estar interligados, como podemos ler em 1Ts 5:23, 24 (nesse texto, “alma” se refere à sede das emoções, à “mente”).Por isso, o que Deus ressuscitará será o ser humano como um todo. Lendo 1Co 15:51-54 vemos que o Senhor ressuscitará o corpo, fazendo com que o “espírito” (fôlego de vida – Gn 2:7 e Ec 12:7) volte ao corpo que será “refeito” pelo poder de Deus. Deus não colocará a “alma” de volta no ser humano e sim o “espírito” ou “fôlego de vida” para que o ser humano volte a ser uma alma vivente. Por isso, podemos dizer que, na morte, a “alma” (pessoa viva) deixa de existir e que, na ressurreição, a alma (pessoa viva) voltará à existência.


Concluímos que a teoria que parece mais inteligente é que o homem criado por Deus quando pecou perdeu a vida eterna e o salário do pecado é a morte, ou seja quando a pessoa morre por ter perdido a vida eterna esta fica em sono profundo no pó da terra. Quando Jesus morreu na cruz pagou com seu sangue a vida eterna para quem crê, de modo que aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão na volta de Jesus ganhando a vida eterna e os impios ressuscitarão apenas para o Juízo Final e depois serão lançado no lago de fogo.

Fonte : Cpadnews, Novo Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais