Veja como Localizar o número do PIS para consultar o Saldo



O governo federal já liberou o pagamento dos recursos do Fundo PIS-Pasep para quem tem a partir de 57 anos. Têm direito a esse dinheiro os trabalhadores de organizações públicas e privadas que contribuíram para o PIS ou para o Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenham resgatado todo o saldo. Quem passou a contribuir após essa data não tem saldos para resgate.

Como consultar o saldo PIS


Os cotistas devem procurar a CAIXA para informações e para saques. O trabalhador poderá verificar se tem saldo a receber através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis

Para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário ou o número do CPF ou o número do NIS, que pode ser encontrado no:

- Cartão do Cidadão;
- Nas anotações gerais de Carteira de Trabalho antiga;
- Na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;
- No extrato do seu FGTS impresso.

Veja como localizar o número do seu PIS ou NIS pela internet

O Número de Identificação Social, também chamado de PIS/PASEP ou NIT, é necessário para consultar o saldo das contas do FGTS.
Mas o que fazer se você não consegue encontrar o seu NIS (PIS) em nenhum destes meios? Também é possível localizar este número pelo site do Cnis.

Veja abaixo o passo a passo para encontrar seu PIS pelo site do Cnis:

PASSO 1

Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis) clicando aqui. Nesta página você encontrará a palavra "Inscrição" no canto superior esquerdo do menu. Clique sobre o termo e, em seguida, escolha a opção "Filiado".
(Foto: Reprodução/CNIS)

PASSO 2

Em seguida, digite seu nome completo em "Nome de Filiado", preencha o nome completo da sua mãe (deve estar idêntico ao que está em sua carteira de trabalho, mesmo se houver erros de digitação). Coloque o número do CPF e sua data de nascimento. Em "documentos complementares", apenas o número do RG é suficiente, sem pontos e sem hífen. Depois, digite o texto que aparece na imagem do canto inferior da tela.
(Foto: Reprodução/CNIS)

PASSO 3

Em seguida, clique em "Continuar". Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS. Anote o número do NIT que aparece ao final desta mensagem. Este é o seu número de identificação como trabalhador.
(Foto: Reprodução/CNIS)

Agora que você já tem seu número do NIS (PIS) em mãos, é possível consultar o saldo de suas contas do FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo oficial do FGTS. Ao digitar o número, não utilize pontos ou hífen. Se você ainda não tiver uma senha, você poderá fazer o cadastro para acessar seus dados. Saiba aqui como consultar o seu saldo do FGTS.

Com informações de G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais