O mel guardado de maneira apropriada dura por um tempo indefinido, e, se você encontra um pote em no meio do nada, supostamente pode se lambuzar com ele e isto só é possível por uma série de fatores que operam na mais perfeita harmonia.
O mel é um açúcar, e os açúcares são higroscópicos. Isso significa que eles têm pouca água, mas podem absorver a umidade se expostos a ela.
Anti-séptico como é possível?
Por ser extremamente ácido, os microorganismos não podem sobreviver no mel e costumam se manter longe. O pH do mel fica entre 3 e 4,5 (7 seria neutro), e essa acidez mata microorganismos.
Quando as abelhas fazem o mel, elas coletam com o néctar das flores e, depois, o regurgitam no favo. Ao fazer isso, há uma mistura com uma enzima que elas têm no estômago, a glicose oxidase.
O néctar se decompõe em ácido glucônico e peróxido de hidrogênio, a famosa água oxigenada, muitas vezes usada para limpar feridas por matar bactérias e que protege o mel de coisas que queiram "crescer" nele.
Assim, o mel se torna um alimento eterno por ser extremamente doce e ácido e ter um antisséptico natural em sua composição.
Como adquirir Mel de Qualidade?
Muitas marcas adulteram o mel e o produto vendido são misturas de soluções de glicose ou pode conter alto teor de água, por serem obtidos de células sem opérculo (que não são tapadas com cera).
Dicas:
- Leia a etiqueta e se certifique que na lista de ingredientes não aparece o “xarope de alta frutose” ou glicose comercial, dois aditivos utilizados frequentemente para não permitir que o mel se solidifique.
- Geralmente se estiver no frasco já cristalizado, trata-se de um mel puro. Mas se estiver líquido, espere alguns dias para constatar se ele solidificará. Se o produto não se cristalizar, há grandes probabilidades de que se trate de mel adulterado.
- Pegue uma colher de chá e coloque-o dentro de um copo d’água. Se ele se dissolver, então não é puro. O mel puro deve ficar junto, como um sólido, quando é submergido em água.
- Pegue um pouco e misture-o com água. Sobre esta solução coloque quatro ou cinco gotas de essência de vinagre. Se observar que se forma espuma, o mel pode estar adulterado com gesso.
- Pegue uma colher de sopa de e vire-a para baixo. O mel que estiver muito úmido cairá rapidamente, mas o mel maduro, de boa qualidade, ficará na colher ou cairá muito lentamente.
- Acenda um fósforo e tente queimar um pouco o mel. Se você notar que incendeia e queima, trata-se de mel puro. O mel mais impuro ou de pouca qualidade contém água, o que impede que ele queime.
- Se você tiver iodo em casa, pegue um pouco, misture-o com água e adicione algumas gotas de iodo. Se a solução ficar azul, o mel foi adulterado com amido.
- Pegue um pedaço de pão velho, duro e submerja-o no mel. Se em 10 minutos o pão continuar endurecido, trata-se de mel puro. Se houver muita água no mel, o pão amolecerá.
Com informações de BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário