Mistérios do Apocalipse


O livro mais misterioso da Bíblia é o Apocalipse, apocalipse é uma palavra que vem do grego antigo e quer dizer "revelação". Este livro é motivo de controvérsia entre os teólogos cristãos, muitos acreditam que a maioria das revelações já aconteceram no período dos imperadores romanos e outros teólogos especialmente os protestantes, defendem que tudo ainda está para acontecer.

No livro mais temido da Bíblia, dragões, cavalos com cabeça de leão e cordeiros com sete olhos são algumas das visões.

As visões do Apóstolo João seria para muitos uma profecia do fim dos tempos e muitas vezes é usado para explicar desastres que vão da peste ao aquecimento global. Porém os teólogos mais conservadores acreditam que João quando escreveu o livro, no século 1, ele não estava apenas querendo explicar acontecimentos futuros.

Vários acadêmicos acreditam que ele usava códigos e símbolos para alertar os cristãos da época sobre a adoração ao imperador de Roma e lançar um ataque ao poderoso regime.

O "número da besta" - 666 - é, talvez, a referência mais famosa do Apocalipse. O trecho que o cita diz: "Quem tiver discernimento, calcule o número da besta, pois é número de homem, e seu número é 666".

Até hoje, 666 é usado para falar sobre a imagem do mal. Mas qual seria o significado por trás dele?

Era comum, na Antiguidade, usar números para disfarçar um nome. Nos alfabetos grego e hebraico, toda letra tem um número correspondente. Então, se você somasse todas as letras do seu nome, você tinha um código numérico.

Se você escrever o nome do imperador Nero Cesar no alfabeto hebraico, a equação fica: 200+60+100+50+6+200+50=666.

Historiadores acreditam que a perseguição de Nero a cristãos em Roma fez com que ele fosse uma figura odiada pelos primeiros cristãos.

Mistérios do Apocalipse

Nem todo mundo sabe, por exemplo, que Armagedon vem da Batalha do Armagedon, descrita no livro. O nome Armagedon é baseado no nome do Megido, um monte que hoje fica em Israel.

Segundo estudiosos, "ar" (ou "har") significa monte em hebraico, e "magedom" (ou "magedo") equivale a Megido. Na época de João, o Megido era um sangrento campo de batalha e abrigava uma das legiões mais cruéis de Roma.

A batalha do Armagedom é uma luta entre o bem o mal - Deus e Satã - durante os últimos dias do mundo.

Já os cavaleiros do Apocalipse são quatro homens, em cavalos nas cores branca, vermelha, preta e verde. Eles soltariam no mundo a morte, guerra, fome e conquista, representando a violência resultante de escolher não seguir a palavra de Deus - a Roma imperial.

Outra imagem famosa do livro é a da besta do apocalipse e suas sete cabeças, que emerge do oceano e exige ser adorada. O nome de uma blasfêmia está escrito em cada uma das suas cabeças.

A besta seria Roma, e suas cabeças representariam os sete imperadores que a Roma antiga havia tido naquele tempo. Os nomes de blasfêmias representam a tendência dos imperadores romanos de se chamarem de deuses.
Influências

Tese dos Teólogos Protestante

Os teólogos protestante acreditam que a maioria das revelações estão a se cumprir como a volta de Jesus na terra para buscar os fiéis e neste período surgirá o anticristo para governar o mundo durante 7 anos, após este tempo de perseguição a quem quiser servir a Deus e ignorar o anticristo e a marca da Besta 666, Jesus voltará a terra, derrotará o anticristo e implantar o reino de 1000 anos.

Mil anos se passa e Satanás será solto e tentará enganar os habitantes da terra para uma última batalha. Nesta batalha Jesus derrota o inimigo, e lança no lago de fogo. Começa então o Juízo Final, Deus julgará todos habitantes da terra.

O juízo final termina e quem for condenado será lançado na perdição eterna e os salvos reinarão com Jesus Cristo na nova Terra para sempre.

4 comentários:

  1. Pela primeira vez estou vendo uma explicação escatológica dos últimos dias, concernentes com a Palavra revelada. Os adventistas enganam as pessoas com revelações e interpretações erradas. Mas este comentário está correto.

    ResponderExcluir
  2. O Apocalipse já exige que vocês conheçam os livros proféticos, conhecendo os mesmos fica bem mais fácil.
    O qu atrapalha o entendimento é a visão pré milenista, ensinada por algumas igrejas.

    ResponderExcluir
  3. A aplicação de um método literal de interpretação da Escritura resulta nas peças do quebra-cabeça se juntando. Todas as profecias do Antigo Testamento que tratavam da primeira vinda de Jesus foram literalmente cumpridas. Sendo assim, devemos esperar que as profecias a respeito de Sua segunda vinda também serão cumpridas literalmente. O pré-milenismo é o único sistema que concorda com uma interpretação literal dos pactos de Deus e profecia do fim dos tempos.

    ResponderExcluir

Já disponível para baixar!



Leia mais