Carros Automáticos - Erros que os motoristas cometem ao dirigir






Motoristas de carros automáticos cometem muitos erros ao dirigir. É preciso evitar os equívocos para usufruir ao máximo o conforto cada vez mais presente no cotidiano dos motoristas brasileiros.

Principias erros que os motoristas cometem

Erro número 1 - Engatar o neutro ao parar em semáforos

Desengatar o carro automático ao parar nos semáforos é um erro dos mais comuns, o melhor é manter o carro no modo drive enquanto estiver no semáforo, pois, além de ser prático para uma eventual manobra de emergência, evita que o desgaste desnecessário do câmbio se acentue. Não trocar para a posição "N" também ajuda a economizar combustível, ao contrário do que você poderia imaginar.

Erro número 2 - Desengatar o "D" ou o "R" com o carro em movimento


Trocar a marcha no câmbio automático do "D" (drive) dou do "R" (ré) para o "N" (neutro) ou para o "P" (park) antes de o carro estar totalmente parado pode custar caro.

Ao fazer isso, a transmissão é usada para parar o carro, e não os freios. Isso certamente causará danos irreversíveis ao câmbio com o passar do tempo.

Se o modelo do seu carro é novo, certamente não será possível passar o câmbio para a posição "P" enquanto estiver em movimento, pois há um sensor que impede tal ação, justamente para preservar a transmissão e evitar quebras.

Erro número 3 - Colocar na 'banguela' nas descidas

Colocar o carro na posição "neutro" em descidas de ladeiras é um dos erros mais comuns em quem passou boa parte da vida dirigindo veículos mecânicos e trocou para os automáticos. E também um dos mais graves.

Descer com o carro na posição neutra, a famosa "banguela", o motor do carro fica com rotação mínima, e a bomba de óleo trabalha muito mais devagar. Por isso, o motor não esfria tanto quanto deveria e pode falhar devido à fricção e o calor. Essa medida (banguela) também não ajudará o condutor a economizar combustível, pois os carros automáticos já são programados para gastar menos mesmo quando estão na posição "D".

Erro número 4 - Acelerar o carro com ele na posição neutra

Acelerar o carro no neutro e depois engatar o drive não o fará arrancar mais rápido na saída dos semáforos. Isso certamente fará com que o desgaste das cintas da embreagem seja muito mais veloz. Além disso, a transmissão também vai escorregar mesmo quando estiver engatada. Abrí-la para trocar as peças é um serviço que vai lhe custar milhares de reais.

Veja também: Principais diferenças entre Carros Automático, Automatizado e CVT


Saiba mais sobre cada comando

No carro com câmbio automático e no automatizado, a alavanca possui nomenclaturas semelhantes:

P- PARKING (estacionamento): é a posição utilizada quando o carro está estacionado. Nela, o câmbio trava as rodas, ou seja, o carro não se movimenta, nem para frente nem para trás, mesmo que o motor permaneça em funcionamento e mesmo que você pressione o acelerador.

N – NEUTRO: também é uma posição em que o carro não se movimenta, mesmo ligado e acelerando, porém as rodas NÃO ficam travadas. Se você colocar no N e a rua tiver alguma inclinação, o carro se movimentará, exigindo que sempre que você utilize o freio de pé ou de mão.

D – DRIVE: é que exige maior atenção, pois, assim que você coloca a alavanca nessa posição, o veículo começará a se deslocar para frente. Portanto, é imprescindível que, antes de colocar a alavanca na posição D, você esteja com o pé no pedal de freio.

R – RÉ:
assim como na posição D, antes de engatar a ré é preciso pressionar o pedal do freio, caso contrário o carro se movimentará para trás mesmo que você não acelere.

1 e 2: essas posições são utilizadas nos câmbios totalmente automáticos quando é necessário utilizar a força do motor, para uma subida íngreme, por exemplo. Se a alavanca estiver na posição 1, ele não mudará de marcha mesmo que você aumente muito a rotação acelerando.

Na posição 2, o câmbio ficará entre a posição 1 e 2, sem ir para terceira marcha. Esta posição é muito utilizada como freio motor em descidas de serra, pois o motorista consegue segurar um pouco o veículo sem ter que pressionar o freio constantemente, evitando o superaquecimento dos discos e das pastilhas do freio.

Com informação de G1 e .huffpostbrasil

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