Concurso Público e Processo Seletivo, qual a diferença?



Trabalhar para o governo seja no âmbito federal, estadual ou municipal é o sonho de muita gente, porém muitas vezes na hora de ingressar nesta carreira é preciso ter muito cuidado pois se não souber diferenciar o tipo de processo que irá participar pode sair decepcionado e o sonho de estabilidade acabar.

Existe dois modos para conseguir vaga no setor público, o Concurso Público e Processo Seletivo, por isso é preciso saber a diferença. É preciso atenção ao edital e conhecer algumas regras que regem cada um dos processos para saber exatamente ao que está concorrendo.

O Concurso Público objetiva o preenchimento de vagas de provimento efetivo após o estágio probatório, enquanto o Processo Seletivo, objetiva preencher eventual, temporária ou provisoriamente vagas que surgirem em necessidades excepcionais e temporárias da Administração.

Resumindo, o processo seletivo é destinado à contratação temporária, em casos onde há excepcional interesse público, já o concurso público tem o objetivo de ocupar um cargo efetivo e após o estágio probatório, o candidato estará investido no cargo público e adquire a estabilidade.

Geralmente o processo seletivo é feito em situações de urgência, enquanto o concurso público é preferido em casos onde há o objetivo de se criar uma estabilidade de funcionários.

Agora que já sabe a diferença, preste atenção ao edital e foque nos estudos. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais