Qual a diferença entre Ações PN de Ações ON ?

Todo dia, ouvimos nos telejornais sobre o mercado financeiro, Ações PN subiu ou Ações ON em queda. Mas afinal qual a diferença entre Ações PN de Ações ON ?

Para entender isso é preciso saber o que é ação.

Ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas. É, portanto, um título patrimonial e, como tal, concede aos seus titulares, os acionistas, todos os direitos e deveres de um sócio, no limite das ações possuídas.

As Ações PN ou Preferencial existe uma preferencia na distribuição de dividendos, já as Ações ON ou Ordinárias, o investidor tem direito a voto nas assembleias. 


Acionistas de pequeno porte tem pouca relevância na hora de voto para alguma decisão da empresa, mas pode participar da Assembleia dos Acionistas, onde, por exemplo, decide-se o destino dos lucros da empresa e elege-se a diretoria.

No Brasil, para cada ação ordinária ON, a empresa tem direito a emitir uma ação PN (preferencial). A maior parte delas não dá direito a voto. Quem compra esse tipo de ação está menos preocupado em participar das decisões e mais em lucrar com aquela operação.

O acionista dono de Ações PN tem uma compensação por não poder participar das decisões: ele tem preferência no recebimento de dividendos.

Dividendos são uma parte do lucro da empresa que é distribuída periodicamente aos acionistas. Em alguns casos, ele recebe mais do que o valor pago aos acionistas ordinários.

As ações PN, geralmente têm maior liquidez, porque permitem à empresa emitir ações sem precisar ter sócios com direito a voto. Assim, os controladores não correm o risco de perder o mando da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais