Qual a diferença entre leite A, B, C ?


Quem já morou na roça, sabe que todo vaqueiro gosta de tomar leite de modo natural, ou seja, costuma tomar assim que é feito a ordenha, quentinho. Mas quem não tem este hábito, se tomar este leite poderá ter um dor de barriga forte. Se a pessoa que tirou o leite tiver cuidados de higiene na hora de tirar o leite, você até poderia beber, neste caso é chamado de leite cru, mas seu consumo não é recomendável, e a venda é proibida.

No Brasil, só é permitida a comercialização do leite que passa por processo de pasteurização, que garante a eliminação de bactérias danosas.

Muitos pensam que o leite tipo A possui menos gordura que os outros, mas este entendimento é errado, pois todo leite é igual em nutrientes.

Os tipos A, B e C são diferenciados pelo tipo de micro-organismo presente no leite. É o número de bactérias residuais encontradas no leite que determina seu tipo: A, B ou C.

O leite de tipo B e C recebe menos cuidados, sendo que a ordenha pode ser manual para o leite C, o leite pode ser armazenado em latões e pode ter até 40 mil bactérias por mililitro.

Já o leite A exige ordenha mecânica, resfriamento imediato, instalações mais bem equipadas e máximo de 500 bactérias por mililitro.

Há ainda um quarto tipo, o leite longa-vida (ou UHT), que passa por processo mais intenso de eliminação de bactérias, chamado de ultrapasteurização, e recebe a adição de estabilizantes, possuindo período de conservação maior que o dos outros leites. Contudo, a ultrapasteurização pode levar à perda de alguns nutrientes.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais