Diz o ditado popular que bêbado não reclama de nada, nem de picada de pernilongo! Deve ser por isso que os pernilongos aproveitam...
Sabia que no Brasil o consumo de cerveja é de acerca de 70 litros por ano por pessoa, é muita cerveja e os pernilongos aproveitam.
De acordo com dois estudos, um realizado no Japão e outro em Burquina Faso, verificaram que a ingestão de cerveja atrai mais mosquitos para o bebedor. Ou seja, a bebida aumenta o número de picadas dos insetos hematófagos transmissores de doenças em quem a consome, e, consequentemente o risco da doença.
Em ambos os estudos, se notou um aumento significativo na atração dos inseto e verificou-se também o estímulo ao voo dos mosquitos. Este efeito foi atribuído à dispersão do álcool pelo organismo com presença de etanol no suor.
Com a presença de cerveja haveria maior produção de cairomônios (as substâncias voláteis emanadas dos bebedores), que atrai mais mosquitos.
Esses cairomônios e o álcool não são as únicas substâncias que aumentam o número de picadas, o gás carbônico e o ácido láctico (liberado no suor) também atrai os mosquitos.
Com informação de BBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário