Repis Cidadão: Como Sacar o Dinheiro Esquecido no Fundo PIS/Pasep

 



Repis Cidadão: Como Sacar o Dinheiro Esquecido no Fundo PIS/Pasep

O Governo Federal anunciou que cerca de R$ 26 bilhões estão disponíveis para saque pelo Repis Cidadão, referentes a valores esquecidos no antigo Fundo PIS/Pasep. Esse montante pode ser retirado por mais de 10,5 milhões de trabalhadores com carteira assinada antes da Constituição de 1988 ou por seus herdeiros.

O que é o Fundo PIS/Pasep?

Criado entre 1971 e 1988, o Fundo PIS/Pasep foi uma iniciativa do governo para complementar a renda dos trabalhadores do setor privado (PIS) e dos servidores públicos (Pasep). O saque desses valores era permitido apenas em situações específicas, como aposentadoria ou doença grave. Em 2020, o fundo foi extinto, e os valores foram transferidos para o Tesouro Nacional, fazendo com que muitos trabalhadores se esquecessem desses recursos.

Como Consultar e Sacar os Valores?

Para facilitar o acesso ao dinheiro esquecido, o Ministério da Fazenda lançou a plataforma Repis Cidadão, onde é possível consultar se há valores a receber e solicitar o saque. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o Repis Cidadão: Entre no site oficial do governo.

  2. Faça login no Gov.br: É necessário ter conta no Portal Gov.br no nível prata ou ouro.

  3. Verifique os valores: A plataforma indicará se há dinheiro disponível e quais os procedimentos necessários.

  4. Solicite o saque: Caso tenha valores a receber, siga as instruções para retirada.

Saques para Herdeiros

Se o trabalhador titular dos valores já faleceu, seus herdeiros ou beneficiários legais também podem solicitar o saque. Para isso, devem apresentar documentação comprobatória, como certidão de óbito e documentos que comprovem o direito à herança.

Primeiros Pagamentos

Os primeiros pagamentos serão feitos pela Caixa Econômica Federal e estão previstos para começar na sexta-feira, dia 28 de março de 2025. Os trabalhadores que já solicitaram o saque podem aguardar o depósito em suas contas bancárias.

Importante

O Repis Cidadão não tem relação com o pagamento regular do PIS/Pasep, que continua seguindo o calendário oficial. Esse sistema é exclusivo para os valores esquecidos do antigo fundo.

Fique atento e consulte se você ou seus familiares têm direito ao saque!

                        Acesse aqui 👇         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais