Geralmente surge aquela duvida que guardar o limão depois de cortado, mesmo em ambiente refrigerado, pode trazer riscos à saúde. Sera que esta prática prejudica à saúde?
Não. Podemos sim aproveitar o que sobrou sim, mas algumas propriedades do Limão poderá ser perdida.
O que aconteve após cortar o Limão
O que acontece com ele, é que após um período aberto, ocorre a oxidação, isto devido ao contato com o ar, tendo como consequências a perda das propriedades benéficas, o ressecamento e uma possível alteração do sabor. Mas nada disso, a priori, faz mal.
Outro ponto importante de se destacar é que a fruta é rica em ácido cítrico —presente tanto na casca quanto na polpa—, um potente bactericida que atua como conservante natural e impede o surgimento e a rápida proliferação de bactérias e outros microrganismos causadores de doenças.
Como armazenar o Limão
O limão após cortado, não deve ser guardado de qualquer jeito e nem por muito tempo.
O ideal é armazená-lo na geladeira, em um recipiente bem fechado, de preferência de vidro, ou embalado em papel filme, durante dois ou três dias.
Antes de consumir, a indicação é analisar a coloração, o aspecto e o odor. Se estiver amarelado, embolorado ou com cheiro estranho, jogue fora.
Um dica valiosa é que antes de cortar ou consumir a fruta, é bom lavá-la bem com água e sabão, para eliminar qualquer tipo de sujeira. Sendo indicado deixá-la por 15 minutos em uma solução de água sanitária, específica para desinfecção de alimento, diluída em água. A proporção é de 1 ou 2 colheres de sopa do produto para 1 litro de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário