sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O FMI quer ferrar o Brasil?





Na última semana o FMI deu parecer as medidas econômicas do Brasil, mas muitos brasileiros pelo visto não gostou muito. Em muitos comentários que li ficou claro que há medo por nossa parte que o FMI quer dominar as finanças do país a fim de ganhar juros com empréstimos e socorro prestados em meio a crise.

Para ficar bem claro é preciso entender o que é o FMI. Após a segunda guerra mundial vários países se encontravam em grave crise econômica de modo que foi criado o Fundo Monetário Internacional para ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-guerra. Os países contribuem com dinheiro para o fundo através de um sistema de quotas a partir das quais os membros com desequilíbrios de pagamento podem pedir fundos emprestados temporariamente.

Os objetivos da organização são;

- Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração na resolução dos problemas financeiros;

- Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;

- Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados e contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos;

- Promover a estabilidade dos câmbios.

Voltando ao assunto das Recomendações do FMI para o Brasil, vejo que não tem motivos para os brasileiros ficarem preocupados, pois o país deve estar nos trilhos para que aconteça o crescimento econômico e a melhora da qualidade de vida da população. Se o governo gastar mais do que arrecada como irá cumprir com as despesas? A dívida do Brasil já está em índice bastante elevado e se não houver contenção nos gastos públicos enquanto tem tempo aí sim ficaremos presos ao FMI.

O que temos é apenas recomendações, muitos países que não cumpriram as medidas como a Argentina e Grécia se tornaram em caos total e a população ficou em desespero. Portanto o melhor para o Brasil é continuar com as políticas preventivas para evitar a austeridade total futuramente.

As reformas devem ser feitas mas precisa levar em conta que os trabalhadores não pode ser o principal da ação, o salário mínimo ainda não é ideal para manter um nível de vida bom. 

O ideal é seguir por mudanças nas políticas bancárias reduzindo os juros elevados praticados que minam a riqueza do povo, o gasto exagerado do governo em setores que não melhoram o índice de desenvolvimento social e a reforma tributária para reduzir custos dos investimentos e a simplificação do ICMS, PIS/CONFIS e IPI.

Portanto é melhor seguir os conselhos agora, mas não prejudicando os trabalhadores, do que futuramente ter que pedir crédito ao FMI e o povo sofrer austeridade, por isso parece em alguns pontos que o FMI está correto em avisar. O que você acha disso? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Marcadores

1 milhão na conta Ações Ações ON Ações PN Adsense África Agrotóxico Alergia Alienígenas Alimentação Alimentos Amoníaco Antigo Testamento Anvisa Aposentadoria Arrebatamento Auxílio a Lista Batata Benzeno Bíblia BMPO Brasil Canabidiol Capitalismo Carmim de cochonilla Carne Carros CDB CDI Cemig Certidões Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) Construção Conta de Água Conta de Luz CPMF Crise Econômica Cristão Debênture Depressão Deputados Dinheiro Dinheiro recebidos do Exterior Dinossauro Dívidas Dízimo Documentos roubados Economia Egito ENEM Esgoto Evangelhos Gnósticos Febre Amarela FGTS FMI Formaleído. Ar Fosfoetanolamina Fundo de Índice (ETF) Fundo de Investimento Imobiliário Fundo Partidário Futebol Futurismo Game of Thrones Garantia Gorduras Horário de Verão ICMS Imóveis Impeachment Imposto Imposto de Renda 2015 Inflação Inovação Inseto Intercambialidade Intoxicação alimentar Investimento IRPF Jesus Judeus Judeus Sefarditas LCA LCI Lei Leite Livro de Reto Lua Marte Medicamento de Referência Medicamentos Controlados Medicamentos Similares Messias Multas de Trânsitos Nasa Natureza Nefilins Novo Testamento ONU Ouro PASEP PIB Pirâmides PIS PIS 2014 PIS 2015 Pokémon Go Política Poluição Poupança Produtos controlados Programa Farmácia Popular do Brasil Queijo Refrigerante Registro de Imóvel Religião RMNRA RMNRB2 Sábado Salário mínimo Saúde Sedentarismo Seguro-Desemprego 2015 Serviços Gratuitos SNGPC Sol Tecnologia Teorias Terra Terra Plana Tesouro Direto (Títulos Públicos Federais) TPM Trabalho Transtorno Bipolar Tricloroetileno Tubarão Branco Usiminas Veículos Xileno