Por onde andam as tribos perdidas de Israel



Israel era um reino composto por doze tribos, provenientes dos filhos de Jaco, o reino unido durou apenas durante o reinado de Saul, Davi e Salomão. Após a morte de Salomão o reino se dividiu formando o Reino de Israel com 10 tribos e o Reino de Judá com 2 tribos (Reino do Sul ou Judá: com as tribos de Judá e Benjamim: 931-586 a. C; Reino do Norte ou Israel: com as tribos de Rubem, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Efraim e Manasses: 931- 722 a. C.).

O Reino de Israel foi levado cativo pela Assíria, O rei Salmaneser descobre que Oséias, rei de Israel, está tentando aliar-se com o rei do Egito para tentar libertar Israel do domínio assírio e também já não paga os tributos como antes, o Rei da Assíria decide levar preso Oséias, e levar cativo para Assíria todo o povo, fazendo Israel habitar em Hala e em Habor, junto ao rio Gozã, e nas cidades dos medos. Deste modo as 10 tribos de Israel nunca mais volta do exílio, ficando dispersas pelo mundo.

Já o Reino de Judá terminou em 587 a.C, quando o Rei da Babilônia, Nabucodonosor levou a todos cativos e destruiu a Jerusalém. Porém os integrantes deste reino conseguiram voltar do exílio e reconstruir Jerusalém. No tempo de Jesus apenas as tribos de Judá e Benjamin habitavam em Israel e mesmo após a destruição pelos romanos ainda conseguiram retornar e hoje formar o novo país que é Israel.

As outras 10 tribos estão perdidas até hoje, mas muitos acreditam que apenas estão dispersas e um dia retornarão para formar o Reino Unido como na visão do Vale de Ossos Secos de Ezequiel. Existem algumas evidencias que ligam a povos pertencentes a tribos perdidas, veja a seguir: 

No Afeganistão mesmo tem indícios que a tribo de Benjamin se fixou lá, não apenas os Pathans, mas também a Família Real Afegã tem uma tradição muito conhecida, reportando a sua origem no Israel antigo, vindos da tribo de Benjamin.

Em Burma, na região montanhosa que bordeja ambos os lados da fronteira entre Índia e Myanmar (antiga Burma), vive a tribo Manassés, sendo que toda a tribo é consciente de sua ancestralidade israelita.

Outro país que também serviu de abrigo para as tribos é o Paquistão, os Pathans agora tem 15 milhões de pessoas, vivendo principalmente no Paquistão e Afeganistão. Eles têm a tradição de serem das Tribos Perdidas e adotam muitos costumes judaicos.

Caxemira pode ser outro lugar onde os filhos de Jaco se fixaram, uma tradição apoiada por extensa literatura é divulgada entre o povo da Caxemira, a respeito de sua ancestralidade nas Tribos Perdidas de Israel.

Até no Japão há forte evidência que tribos perdidas de Israel instalaram neste lugar, muitas das cerimônias tradicionais no Japão parecem indicar que as Tribos Perdidas de Israel foram ao Japão Antigo.

Para não ficar de fora até na America Latina é possível que tribos podem ter exilado, sendo que vários estudiosos tem se convencido que os índios americanos constituem algumas das Dez Tribos Perdidas, muitas evidências deixadas por Índios como costumes judaicos e nome de rios em homenagem ao rei Salomão sustentam a tese.

Na China, segundo a sua tradição, a tribo Chiang é descendente de Abraão. No passado, escreviam em rolos de pergaminho e livros. Eles próprios não entendem as preces que recitam todas as semanas.

Outra tribo perdida pode ter se instalado na África, na Etiópia, Eldad declarava categoricamente que seu país era o lar das Tribos Perdidas de Aser, Gade, Naftali e Dã, e que ele próprio era da Tribo de Dã.

Portanto podemos concluir que este povo adormecido apenas está esperando o assobio do Messias para que possa se reunir e formar o Reino de Israel completo outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já disponível para baixar!



Leia mais