terça-feira, 4 de novembro de 2014

Como os Cristão devem Pagar o Dízimo nos dias de Hoje

A prática do dízimo é muito ensinada entre os cristãos nos dias de hoje. Trata de uma doação de 10% dos rendimentos para a igreja onde se congrega.

Vários texto do Antigo Testamento são usados para embasar esta prática, sendo o mais famoso o de Malaquias 3. V- 8 a 11 que diz: 

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 3:8-11


Mas estudando o Antigo Testamento, me deparei com outros textos que diz o modo que o ato de dizimar deve ser feito, para que seja cumprido a Lei. 

No livro de Deuteronômio, tem a explicação de como deve ser a entrega do Dízimo de acordo com a Lei de Moisés. Sendo dividido em 2 tipos de dízimo. 

1º Dízimo - O primeiro dízimo era feito anualmente, onde 10% de tudo que colhesse do campo, ou seja 10% de toda renda anual, deveria ser feito uma festa perante ao Senhor e comer o Dízimo para aprender temer ao Senhor. Leia o Texto: 

Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias. Deuteronômio 14:22,23


Se formos seguir a Lei de Moisés, então todo o ano devemos somar todos rendimentos e com 10% fazer uma festa e comer e alegrar, para aprender temer ao Senhor.

2º Dízimo - O segundo Dízimo era feito de 3 em 3 anos, ou seja 10% dos rendimentos deste ano deveria ser entregue aos levitas, estrangeiro, órfão e viúvas.  Se fossemos seguir este mandamento, como diz as igrejas cristãs, os levitas são quem fazem parte da direção da igreja e necessita do sustento, deveríamos dar 3,33 % anual dos nossos rendimentos e não 10% como ensinam, pois era feito somente de 3 em 3 anos.

Leia o Texto :

Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.Deuteronômio 14:28,29


Dízimo no Novo Testamento

No Novo Testamento não há mandamento para prática do dízimo. No Concílio dos Apóstolos sequer foi mencionado. Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.Atos 15:20

O Apóstolo Paulo mencionou em suas cartas que devemos contribuir com alegria para manutenção da Obra do Reino de Deus na terra. Paulo não estipulou a quantidade a ser doada, cada um contribua segundo o coração. Veja o Texto :

Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.
E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:5-7 

Como somos cristão e não vivemos debaixo da Lei e sim da Graça, devemos contribuir para que o evangelho seja pregado no mundo e a obra de Deus seja mantida na terra.

Rm 6:14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Gl 5:18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Dízimo - Prática dos Judeus nos dias de Hoje

Os judeus nos dias de hoje, não seguem como está descrito na lei, eles orientam a contribuir com 10% podendo chegar até 20% dos rendimentos (tsedacá) para ajudar em obras sociais (caridade). 

A Torá nos ordena dar um décimo de nossa renda líquida. É meritório dar 20% (Shulchán Aruch Yore Dea 249:1). Existem muitos exemplos na Torá onde nossos antepassados deram seu maasser (dízimo), como com Avraham (Bereshit 14:20) e Yaácov (Bereshit 29:22), bem como a mitsvá de darmos 10% de nossas entradas aos Leviim (membros da tribo de Levi) (Bamidbár 18: 21,24) e outros 10% aos pobres da localidade (Devarim 26:12).

Como os Muçulmanos contribuem 

Alcorão 11:51 Ó povo meu, não vos exijo recompensa alguma por isto (mensagem), porque a minha recompensa só procede de Quem me criou: Não raciocinais?

A Zakat é a quantia de dinheiro que qualquer muçulmano adulto, com sanidade mental, livre e com capacidade financeira, seja homem ou melhor, deverá pagar para apoiar pessoas com necessidades específicas.

Zakat é obrigatória quando um ano lunar passa com o dinheiro controlado pelo proprietário. Nessa altura, o proprietário precisa de pagar 2,5% (ou 1/40) do dinheiro na forma de Zakat (o ano lunar é aproximadamente 355 dias).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Marcadores

1 milhão na conta Ações Ações ON Ações PN Adsense África Agrotóxico Alergia Alienígenas Alimentação Alimentos Amoníaco Antigo Testamento Anvisa Aposentadoria Arrebatamento Auxílio a Lista Batata Benzeno Bíblia BMPO Brasil Canabidiol Capitalismo Carmim de cochonilla Carne Carros CDB CDI Cemig Certidões Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI) Construção Conta de Água Conta de Luz CPMF Crise Econômica Cristão Debênture Depressão Deputados Dinheiro Dinheiro recebidos do Exterior Dinossauro Dívidas Dízimo Documentos roubados Economia Egito ENEM Esgoto Evangelhos Gnósticos Febre Amarela FGTS FMI Formaleído. Ar Fosfoetanolamina Fundo de Índice (ETF) Fundo de Investimento Imobiliário Fundo Partidário Futebol Futurismo Game of Thrones Garantia Gorduras Horário de Verão ICMS Imóveis Impeachment Imposto Imposto de Renda 2015 Inflação Inovação Inseto Intercambialidade Intoxicação alimentar Investimento IRPF Jesus Judeus Judeus Sefarditas LCA LCI Lei Leite Livro de Reto Lua Marte Medicamento de Referência Medicamentos Controlados Medicamentos Similares Messias Multas de Trânsitos Nasa Natureza Nefilins Novo Testamento ONU Ouro PASEP PIB Pirâmides PIS PIS 2014 PIS 2015 Pokémon Go Política Poluição Poupança Produtos controlados Programa Farmácia Popular do Brasil Queijo Refrigerante Registro de Imóvel Religião RMNRA RMNRB2 Sábado Salário mínimo Saúde Sedentarismo Seguro-Desemprego 2015 Serviços Gratuitos SNGPC Sol Tecnologia Teorias Terra Terra Plana Tesouro Direto (Títulos Públicos Federais) TPM Trabalho Transtorno Bipolar Tricloroetileno Tubarão Branco Usiminas Veículos Xileno